ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | NOVOS MUSEUS - DIA 3

Neste Especial Fim-de-Semana dedicado aos Novos Museus da Europa, já visitámos o Museu do Quai de Branly (na 6ª feira), a ampliação do Museu do Prado (ontem, Sábado) e hoje vamos apresentar a Tate Modern 2 - TM2.






A Tate Modern é uma Galeria de Arte Contemporânea em Londres. Com projecto de Herzog & de Meuron, uma Central Termoeléctrica, nas margens do Tamisa, foi transformada num equipamento cultural de excelência, que rapidamente se tornou num marco da arquitectura moderna de Londres e na museologia mundial.

Inaugurado em 2000, este Museu de Arte Contemporânea, tornou-se alvo de romaria cultural à capital londrina. O edifício existente, actualmente, já não chega para a procura de visitantes que tem. Assim os mesmos arquitectos foram contratados para planearem uma extensão ao actual museu - a TM2.

Esta nova construção situa-se ao lado da Tate Modern (do lado oposto ao rio), vai ter 44 metros de altura, 11 pisos e vai ampliar em 60% o espaço expositivo actual.

Prevista para inaugurar em 2012, a TM2 vem propôr um museu na vertical! Um conceito pouco usual nos museus europeus. Mas já estamos habituados a surpresas de qualidade desta dupla de ponta da arquitectura mundial!

As imagens do próximo ícone da arquitectura moderna europeia estão aqui no "... And This is Reality"!

Amanhã voltamos com mais novidades para o vosso estilo diário!

Boa Páscoa!

1 Reality Comments:

A arquitectura é de facto uma arte que dá muito prazer, pois as grandes obras são absolutamente fabulosas e criadas por indivíduos de superior bom gosto.

Nani