ESPECIAL DIRECTO | CASADECOR LISBOA 2010 - DIA 6







Como anunciámos ontem, hoje é o último dia que nos vamos dedicar aos espaços da CasaDecor Lisboa 2010.

Ao final de uma semana, a rever cinco espaços em mais detalhe e pormenor, hoje vamos fazer uma visita rápida por alguns dos outros espaços que ainda não foram focados (imagens por ordem de menção). Alguns mereciam estar na escolha dos cinco destaques, mas é sempre injusto fazer escolhas ... e acreditem que aqui ainda mais difícil e injusto foi.

O primeiro impacto criado pelo Jardim desenhado pela E-Design (onde a obra de Hugo Israel "Prato do Dia" continua a ser um elemento bastante interessante e desafiante) é merecedor de menção positiva.

Mas logo à direita (de quem entra) a o espaço desenhado pela decoradora Margarida Bugarim para a marca Robbialac é também um dos espaços mais conseguidos. Fugindo ao óbvio da cor das tintas, esta decoradora consegue um efeito agradável e que respira cor e textura, requinte e segurança e calma e sobriedade que coincidem com os valores da marca que quer comunicar. É definitivamente um excelente exercício de decoração para promover a marca Robbialac.

Entrando não podemos deixar de realçar mais dois espaços: o Espaço de Estar assinado pela dupla (já conhecida deste certame e dos nossos leitores de edições anteriores) Costa & Castelo, pelo seu equilóbrio discrição e bom gosto na decoração proposta; e o SPA idealizado por Carlos Carvalho pela coragem e pelo desassombro com que encarou este desafio e o tornou numa realidade com cor e eclectismo, sem medos ou preconceitos.

No primeiro piso ainda queremos realçar mais dois espaços.

O primeiro que definitivamente merece destaque é o surpreendente pequeno corredor com a marca de João Redondo e Maurício Fernandes. Com paixão, criatividade, poucos meios, mas muita irreverência estes autores fizeram de um pequeno espaço de corredor e umas escadas que dão acesso a lugar nenhum, um espaço de lounge agradável e surpreendente, cujo diálogo com a arquitectura de Gonçalo Byrne (o autor do edifício) se constitui como mais valia e não como elemento perturbador ou neutro.

A fechar temos a magnífica proposta com a assinatura da tripla Gonçalo Jordão, Raquel Carvalho e Tiago Cutileiro. Este espaço, fiel às raízes dos seus autores, apresenta o seu forte na pintura decorativa. O diálogo entre as três pinturas das paredes e a relação destas com os objectos vintage que povoam o espaço são um elemento essencial nesta edição da CasaDecor Lisboa 2010. Mais do que decoração, os três fizeram de um espaço com paredes pintadas, numa obra completa e de muito bom gosto no resultado final.

Como vêem a escolha foi difícil, porque os espaços dignos de nota, nesta edição, foram muitos. São 10 anos de CasaDecor em Portugal comemorados em Grande. Parabéns CasaDecor!

0 Reality Comments: