CULTURALITIES | FILMES DE INICIO DE 2011 - UM ANO QUE PROMETE



Este é um inicio de ano bastante forte em termos cinematográficos!

Como sempre esta primeira fase do ano, nas salas de cinema, acaba por ser dominado por grandes filmes, estreados nos últimos dias do ano nos Estados Unidos da América, mesmo a tempo de entrarem nas nomeações dos prémios dos Golden Globes ou dos Oscars. Assim as estreias que ressaltamos em primeiro lugar são três títulos que já andam na boca do mundo.



Começamos pelo mágico e arrebatador "Cisne Negro".

Com Natalie Portman como o centro de todas as atenções do filme (ou já não tivesse ganho o Golden Globe de Melhor Actriz em Filme Dramático), esta é uma película que conta a história de uma bailarina que ganha o papel principal no mítico "Lago dos cisnes" e que ao longo do processo de treino vai-se transformando de cisne branco em cisne negro, perdendo a candura e a ingenuidade. A Portugal e ao Brasil chega a 3 e 4 de Fevereiro, respectivamente (bem antes da cerimónia dos Oscars).


Outro dos grandes filmes deste inicio de ano é "O Discurso do Rei". Uma semana depois (a 10 e 11 de Fevereiro, em Portugal e Brasil, respectivamente) uma das interpretações mais magistrais do discreto, mas consistente Colin Firth (que também venceu o Golden Globe, e também é indicado como certo nas nomeações dos Oscars).

É um filme que conta a luta do monarca britânico Jorge VI para vencer a sua gagez e ao mesmo tempo vencer os desafios de ser monarca inesperadamente. É mais uma reconstituição histórica irrepriensível bem ao estilo britânico com a assinatura do realizador Tom Hooper, e dois outros nomes grandes do cinema britânico Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter. Argumentos mais do que suficientes para transformarem este filme num sucesso de bilheteira.


O terceiro filme da época dos Oscars chega a 4 de Fevereiro ao Brasil e a 11 de Fevereiro a Portugal: estamos a falar de "O Lutador" ("O Vencedor" no Brasil).

O olhar sobre os primeiros anos de treino do famoso boxer "Irish" Micky Ward, protagonizado por Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams e dirigido por David O. Russell, é um filme forte e carismático que vai marcar este inicio de ano cinematográfico.


Mas deixando para trás a geração da Award Season de 2011 (Golden Globes e Oscars) chegamos ao incontornável "The Company Men".

Com estreia mundial marcada para dia 21 de Janeiro e chegada a Portugal a 21 de Janeiro (não conseguimos informação da estreia no Brasil), esta é uma história que retracta uma realidade bem actual de muitos trabalhadores de grandes companhias que são despedidos. Desespero, entusiasmo e fé misturam-se num filme com uma problemática que diz respeito a muitos. Ben Affleck, Chris Cooper, Kevin Costner e Tommy Lee Jones são os americanos contemporâneos que lutam para sobreviver na nossa sociedade actual.


Mas a antiguidade e a famosa época romana também volta ao grande ecrã neste início de ano com "The Eagle" (ou "A Águia da Nona Legião" como se vai chamar em Portugês). Realizado pelo jovem, mas já oscarizado Kevin Macdonald (conhecido pelos filmes "O Rei da Escócia" ou Ligações Perigosas), esta saga de um filho de um general Romano, que atravessa meio mundo em busca do estandarte da legião do seu Pai, para recuperar uma honra que julga perdia, vai também ser um dos filmes deste inicio de ano cinematográfico.

Uma história de empenho extremo, outra de coragem, uma ainda que significa força e personalidade, uma de fé e perseverança e outra de honra e aventura são as propostas que Hollywood nos traz para as salas de cinema neste inicio de 2011.

E que nós aqui no ... And This is Reality trazemos aos nossos leitores a dois dias das nomeações dos Oscars 2011.

0 Reality Comments: