A NOVA ÓPERA DE GUANGZHOU







Inaugurada na passada sexta-feira, 25 de Fevreiro, a nova obra de Zaha Hadid é a mais recente obra prima arquitectónica em solo chinês: a Ópera de Guangzhou.

Magestosa, desconcertantemente futurista e reveladora de um traço autoral inconfundível, a nova grande sala de ópera da China é definitivamente uma das obras de maior escala que a famosa arquitecta de Londres assinou em toda a sua carreira.

Desde as salas de ensaios aos espaços de circulação, passando pela espectacularidade da Sala de Ópera e acabando nos terraços exeriores, cada detalhe é um exercício de estilo e de arquitectura de uma qualidade inegável.

Um dos elementos que mais se destaca desta obra (talvez mais até do que noutras obras anteriores de Zaha Hadid) é o papel desempenhado pela iluminação na caracterização formal dos espaços.

com linhas, superfícies, pontos ou formas, a luz decora, acentua e organiza os espaços. Mais do iluminar, a luz torna-se um dos elementos essenciais da percepção da forma arquitectónica e espacial.

1 Reality Comments:

Uau! Não tinha conhecimento desta obra, é um espetáculo!