REALITY PROFILE | SANDRA ALMEIDA



Tal como prometido, este fim-de-semana apresentamos-lhe mais uma das personalidades seleccionadas para o nosso Reality Profile mensal… No mês em que por todo o mundo começam as Fashion Weeks (e um mês antes do nosso Directo da ModaLx) e que a Sétima Arte presenteia os seus maiores valores ao longo do ano, a nossa escolha recaiu sobre Sandra Almeida, profissional ao serviço da M.A.C.

Aos 39 anos, Sandra Almeida já conquistou o estatuto de Senior Make Up Artist da marca. A paixão pela maquilhagem surgiu logo desde a adolescência mas foi em 1999, pela mão de Antónia Rosa, que Sandra descobriu que este seria o seu percurso profissional. 


Como define a M.A.C?
A M∙A∙C é uma marca de maquilhagem indispensável na mala de qualquer maquilhador, pela diversidade de texturas e cores que tem. É uma marca isenta de preconceitos, apoia uma causa social muito importante – sempre rodeada de celebridades presentes no mundo inteiro; Cria as Tendências de Maquilhagem para todas as estações, com o trabalho realizado nas principais semanas de moda; E chega a todas as raças, sexos e idades.

Como entrou no mundo da maquilhagem e o que a apaixonou?
Sempre fui fascinada por maquilhagem, desde muito pequena, quando usava os produtos da minha mãe. Comecei a maquilhar-me todos os dias, desde muito nova, na adolescência, mas nunca soube que queria ser maquilhadora. A paixão nasceu comigo, a decisão de ser maquilhadora surgiu após um teste que fiz com a Antónia Rosa, para comprovar se o meu instinto estava certo. De tal forma que, depois do teste fiquei imediatamente a trabalhar com a Antónia, mesmo antes de tirar o curso de maquilhagem.

Qual foi o caminho para chegar a Senior Make Up Artist da M.A.C?
O caminho para chegar e manter a posição de Senior Artist é feito muito à margem do dia-a-dia das lojas. A experiência e o percurso enquanto maquilhadora foram o princípio para a minha candidatura a Senior Artist, que depois de aceite, todos os anos é renovada numa M∙A∙C Senior Artist Academy. Nesta academia, alguns testes são feitos para ver se o instinto e a motivação se encontram no patamar exigido pela M∙A∙C e para preparem os Senior Artists para as principais semanas de moda e eventos pelo mundo fora. Pelo meio, muitos workshops são feitos em áreas específicas. Último foi em makeup para TV de HD.

Este mês chegam as Fashion Weeks e os Oscars… Maquilhagem de passerelle ou de passadeira vermelha têm diferenças? Se sim, quais?Existem sempre diferenças. Numa semana de moda existe em alguns desfiles um lado muito mais criativo, onde a makeup quer passar uma mensagem sobre o que se vai usar – são tendências. Num evento como os Óscares, são as Tendências provenientes das semanas de moda, ajustadas ao dia-a-dia, onde a beleza também está em foco mas de uma maneira muito mais comercial e adaptadas a um determinado rosto.

Há ocasiões em que é oportuna uma maquilhagem excessiva?Sim, num desfile mais criativo, numa festa temática, numa peça de teatro ou no cinema.

Na sua opinião, qual é (ou foi) o maior ícone no uso de maquilhagem?Todos aqueles que fizeram as tendências em todas as décadas, como por exemplo Eddie Sedgwick nos anos 60.

Quais são as tendências para a próxima estação, Primavera/Verão 2011?Existem pelo menos 4 que foram mais comuns a todas as capitais da moda e a vários criadores, mas mais marcante vai ser uma pele muito hidratada e cuidada e muita cor (ou fortes como nos anos 80 ou pastel).

Em que produtos devemos investir nesta estação?Sem dúvida em produtos de cuidados da pele, uma boa pré-base, base, corrector de olheiras e pó.

Na sua opinião, quais os produtos que nunca usaria? E os que são obrigatórios?Nunca uso ou recomendo produtos que não tenham a ver com a personalidade de cada um, para que a makeup não corra riscos de parecer forçada e fazer parte de nós - isso não é a intenção da moda nos dias de hoje. A maquilhagem nos dias de hoje precisa de ser fácil, prática, tal como um acessório que usamos. Precisa vir de dentro para fora. Obrigatório nos dias de hoje e com a informação disponível e acessível a todos, é uma Pre-base, base, corrector de olheiras, pó, uma máscara de pestanas e um bâton muito hidratante e confortável para todos os dias.

Se tivesse que seleccionar 5 produtos M.A.C. para levar de viagem quais escolheria?1. Pre+Prime Skin (uma pré base muito leve e que deixa a pele preparada para uma maquilhagem imaculada); 2. Base, corrector e pó (sendo impossível separá-los porque trabalham em conjunto); 3. Paintpot, uma sombra em creme, mas que fixa o dia todo, porque é resistente á agua; 4. A nova máscara de pestanas Haute&Naughty, com 2 escovas diferentes, para 2 acabamentos distintos e numa só embalagem; 5. Os bâtons Cremesheen, muito hidratantes, ou os Prolongwear creme, de longa duração, ou os Amplified para dar conforto, cobertura e volume aos lábios.

Uma mulher não deve sair de casa sem…
Hidratante e base.

Qual o segredo do sucesso desta marca?O segredo da M∙A∙C é ser uma autoridade em makeup, entre os maquilhadores profissionais e os clientes, respeitando sempre a sua própria filosofia inicial de responder às necessidades de todos. M.A.C presta homenagem à beleza de todas raças, de todos os sexos e de todas as idades e tenta sempre inovar e procurar novas e mais fáceis maneiras de tornar o mundo mais bonito.

M.A.C. é razão ou paixão?É a razão nos produtos que tem e a paixão para quem os faz, sendo que a marca começou pela paixão à maquilhagem, por isso….


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