NOVA CARA PARA O VICTORIA & ALBERT







O Prestigiado museu londrino Victoria & Albert lançou um concurso internacional de arquitectura para a criação de uma nova entrada no museu. Como requisito essencial tem que esta entrada deve ser no pátio do antigo edifício do século XIX e deve ser feita de forma subterrânea.

De todos os arquitectos que concorreram foi anunciada esta semana a lista de finalistas que inclui os noruegueses Snøhetta, os irlandeses Heneghan Peng, os londrinos Jamie Fobert e Amanda Levete, o californiano Michael Maltzan e o japonês Jun Aoki (imagens por esta ordem).

Estes projectos têm uma nota comum – o diálogo que é estabelecido entre o edifício existente e a intervenção nova. Em toda a diversidade de estilos, a criação de dois tipos de espaço (um exterior polivalente e outros interiores com funções bem definidas) é um elemento comum.

Soluções mais minimalistas, outras mais dinâmicas, algumas mais convencionais, outras mais aortogonais e conservadoras, mas todas bastante surpreendentes e que vão relançar este museu para a vanguarda da museologia mundial.

O vencedor será anunciado no final do mês de Março … may the best on win (o que não é uma tarefa fácil de perceber quem é … claro)!

0 Reality Comments: