CULTURALITIES | PRITZKER PRIZE 2011 - EDUARDO SOUTO MOURA - DIA 1


Souto Moura é o grande vencedor do prémio Pritzker 2011, considerado o Nobel da Arquitectura. Esta é a segunda vez que este prestigiado troféu é entregue a um arquitecto português. Álvaro Siza Vieira foi o vencedor da edição de 1992.

Mas afinal quem é o “Nobel” da arquitectura? Neste especial de fim-de-semana dedicado a Souto Moura vamos dar-lhe a conhecer um pouco do seu percurso profissional, a sua longa lista de troféus e, o mais emblemático – a sua obra.


Eduardo Souto Moura nasceu a 25 de Julho de 1952 na cidade do Porto. Curiosamente, o seu percurso profissional começou ao lado de outro galardoado com o Prizker, Siza Vieira, no atelier deste. Trabalharam juntos durante cerca de cinco anos até que, em 1980, Souto Moura licenciou-se pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e decidiu iniciar a sua carreira ‘a solo’. E logo nesse mesmo ano, o arquitecto recebe o seu primeiro prémio atribuído pela Fundação António de Almeida.

O ano seguinte – 1981 – veio a revelar-se um marco importantíssimo na carreira do arquitecto português. Recém-formado e contra todas as expectativas, Souto Moura surpreendeu tudo e todos ao vencer o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto, um importante troféu que lhe viria a abrir as portas – e horizontes – dentro e fora do país.


Mas no que a prémios diz respeito, a colecção de Souto Moura é vasta e variada … O seu primeiro prémio internacional surgiu em 1987 quando venceu o concurso para a construção de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria. O seu trabalho foi novamente reconhecido um ano depois com a atribuição do Prémio Pessoa, seguindo-se o Prémio Secil da Arquitectura (ganhou por duas edições), o Prémio Bienal Ibero-Americana, o Prémio Internacional da Pedra na Arquitectura, a Medalha de Ouro Heinrich Tessenow e o Prémio de Arquitectura de Chicago.

Agora, aos 58 anos, Eduardo Souto Moura recebe o mais ambicionado prémio da arquitectura. Criado em 1979 pela Fundação Hyatt, este galardão distingue anualmente um arquitecto vivo pelo seu trabalho. O nome de Souto Moura junta-se agora a uma lista de notáveis onde figuram nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Norman Foster e Zaha Hadid, entre outros.


Souto Moura irá receber o prémio, no valor de 100 mil dólares, no decorrer de uma cerimónia que irá acontecer em Washington no próximo mês de Junho.

Amanhã o … And This is Reality continua a sua homenagem ao arquitecto português apresentando as suas mais emblemáticas obras. A não perder!

0 Reality Comments: