SIM - UM MOVIMENTO PELA CRIATIVIDADE EM PORTUGAL


Como a nossa filosofia aqui no ... And This is Reality passa exactamente por esta positividade ligada à criatividade e ao LifeStyle, este é um projecto com o qual nós e os nossos leitores nos identificamos bastante ... por isso hoje e amanhã vamos trazer aqui este projecto e o perfil do seu progenitor, em mais um reality profile. Por hoje começamos por apresentar este projecto positivo, estimulante e inovador da Samsung - o Movimento SIM.

Este ano a Samsung traz-nos um projecto com um nome e um espírito tão positivo como a palavra SIM – o Movimento pela Criatividade em Portugal. Este apela à criatividade de todos os Portugueses, e ao facto que as artes e a tecnologia são duas áreas que devem andar sempre ligadas.


A primeira das iniciativas deste movimento é a realização e a dinamização de uma plataforma de apoio aos criativos portugueses - o Prémio SIM. Aberto a todos os portugueses,os projectos a concurso deverão integrar-se numa ou várias das Indústrias Criativas seleccionadas: Arquitectura, Artes Perfomativas, Artes Visuais e Design, Marketing e Publicidade, Cinema, Televisão e Rádio, Moda, Música, Novas Tecnologias e Aplicações Digitais. Conforme diz o próprio manifesto do Prémio "Projectos com pés e cabeça, ou de perder a cabeça, mas sempre com pernas para andar."

Mas o SIM não tem estado de braços cruzados à espera das ideias que chegam todos os dias para participar neste consurso. Também a Samsung tem apoiado e transformado as artes com ideias cheias de tecnologia.


A primeira iniciativa foi o convite a dois jovens e notáveis artistas portugueses para criarem um hino para o Movimento - Catarina Walenstein e SP.

Estes dois artistas criaram uma canção positiva, galvanizante de energias e vontados, que mistura sonoridades modernas e mais tradicionais de ritmos como o Fado, e que está apioada por um videoclip que vale a pena ver pela criatividade de que dá exemplo. Mas a actividade des movimento continua ...


A Samsung começou por se ligar à arte do Cinema no festival IndieLisboa’11. Este apoio surgiu através de uma aplicação para smartphones, disponível a toda a gente, onde era possível visualizar a agenda, os traillers dos filmes e outras informações sobre o festival.

“No âmbito do Movimento SIM, a Samsung associou-se ao IndieLisboa como parceiro tecnológico, com o objectivo de acrescentar uma vertente tecnológica à experiência do festival.” – Diz o director de Marketing da Samsung (cujo Reality Profile apresentamos amanhã aqui no blogue).


Também em Maio, o SIM juntou-se à Who Galery no Bairro Alto para promover aquela que é provavelmente a primeira das artes a ser “apadrinhada” pela Samsung: a arte digital. Com o apoio a um conjunto de discussões e workshops o movimento SIM deu voz a esta comunidade artística menos mediática, mas que se vai firmemente manifestando e afirmando.

Esta iniciativa culminou com a exposição de André Sier: “64-BITS”, que esteve durante 5 semanas na Who Galery.


E para levar um toque futurista às festas preferidas dos Lisboetas, o Movimento SIM e a Samsung estiveram nas Marchas Populares de Lisboa.

Com 32 televisores ao longo da Av. Da Liberdade, foi possível a todos os espectadores assistir às demonstrações de cada bairro quando estas estão perante o Júri, em todo o detalhe e brilhantismo característico desta colorida arte.

Também os votos nestas marchas foram marcados pela tecnologia da Samsung. Todos os júris votaram através do mais recente modelo tablet da Samsung: o Samsung Galaxy Tab 10.1.


E o próximo projecto que vai ligar a Samsung às artes está quase a ser dado a conhecer ao público, e vai ser uma obra de um dos mais destacados artistas de “Street Art” portugueses: Paulo Arraiana, aka Yup.

Desta parceria ainda pouco podemos dizer, já que o resultado final será conhecido terça-feira, dia 28. Para os mais curiosos aqui fica um teaser … que deixa no ar um desafio bem enigmático e bastante estimulante da curiosidade.


E é assim que a Samsung liga dois mundos tão distintos mas que no entanto fazem tanto sentido juntos: a arte e a tecnologia. Do movimento SIM ainda há muito para vir, sempre com a inovação e criatividade como objectivo principal.

Aqui no …And This Is Reality vamos mostrar aos nossos leitores projectos futuros e muito mais do que há para saber sobre o Movimento da Criatividade em Portugal, ou não fosse este um blogue com o seu ADN ne informação positiva e ligada à criatividade e ao LifeStyle ... por isso fique atento!

0 Reality Comments: