EXPERIMENTA DESIGN 2011 EM DIRECTO | DIA 01


23.30 Colors

E quem aproveitou a Experimenta Design, mais precisamente este fantástico Lounge, para celebrar os seus 20 anos foi a revista Colors.

Para festejar estes vigésimo aniversário, a Colors editou uma revista especial, com o nome Colector. Esta revista contem uma colectânea de histórias que revelam uma visão contemporânea e distintiva do acto de coleccionar.

Um tema que ligará perfeitamente com uma das exposições que veremos amanhã… estão curiosos? Não percam o dia de amanhã em que visitaremos três exposições ao longo da tarde…


22.30 Lounging Space

Estamos agora no principal local de toda a bienal de Design de Lisboa: o EXD’11 Lounge que está instalado no antigo Tribunal da Boa Hora.

A esta hora está a acontecer a inauguração oficial do espaço, a visita das individualidades oficiais às várias exposições e instalações que animam e transformam este antigo e belíssimo edifício lisboeta na verdadeira sede da Bienal.

O ambiente está para além de animado e as várias pequenas exposições que enchem as salas do Antigo Tribunal da Boa Hora fazem com que este seja o sítio perfeito para visitar no fim da noite…


20.00 Fernando Brízio: Exposição Desenho Habitado

Chegámos à primeira exposição oficial do nosso Experimenta Design 2011: “Fernando Brízio - Desenho Habitado”.

Deste que é provavelmente um dos nomes mais conhecidos do design Português, chega agora ao Antigo Convento da Trindade uma exposição retrospectiva de toda a sua obra.

Muito mais do que uma mera mostra de criações do designer, esta exposição é uma verdadeira biografia da vida profissional de Fernando Brízio que nos chega através das suas inúmeras criações.

Aqui encontramos múltiplos formatos como animações, desenhos originais, catálogos, fotografias, maquetes, moldes e modelos e, claro, objectos da autoria do designer num horizonte temporal, que vai desde os seus tempos de estudante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, até às suas criações mais recentes.

O espaço é digno de uma visita … e a exposição é digna de ter honras de abertura na EXD’11, pois é uma excelente forma de ficar a conhecer melhor um dos nomes maiores do Design Nacional, e o seu percurso de qualidade e ultra-alternativo. Um absoluto Must See …

A seguir rumamos ao centro nevrálgico da Experimenta Design – o Lounging Space – que (depois de uma pequena pausa para jantar pelo caminho) vai ter às 22.30 a Sua inauguração … e nós vamos estar lá para trazer aqui tudo em directo … tudo com muito Design … que por estes dias é como quem diz … com muito estilo!


17.00 Conferências de Lisboa: D. Manuel Clemente

A conferência de inauguração foi uma conferência dada pelo historiador, pensador e teólogo D. Manuel Clemente, Bispo do Porto.

De forma mais ou menos surpreendente, esta escolha de um primeiro orador (que não é um Designer) marca uma posição bastante forte: o Design não é um território exclusivo de profissionais, mas sim uma disciplina que nos diz respeito a todos!

Esta também é uma ideia que defendemos aqui no … And This is Reality diariamente.

O Bispo D. Manuel prendeu a sua audiência do princípio ao fim com um conjunto de perspectivas sobre a utilidade, viajando por várias décadas para o fazer e ilustrando-as com vários paralelismos.

A seguir vamos já para a abertura da primeira exposição a inaugurar nesta semana inaugural da Experimenta Design 2011, e que estamos a acompanhar em Directo e em exclusivo para os nossos leitores.

Da Avenida da Liberdade rumamos ao Chiado … venham connosco e ficam a saber tudo …


16.00 Conferências de Lisboa: a Abertura

Já estamos em pleno Teatro São Jorge, para a abertura oficial da EXD’11.

Com a plateia já composta, a mesa já preenchida e os convidados e imprensa já presentes, está pronta para começar a primeira das 4 Conferências de Lisboa que vão acontecer entre hoje e Sábado. O primeiro convidado é D. Manuel Clemente Bispo do Porto.

A curiosidade de ouvir esta personalidade da vida nacional falar sobre um território que lhe é menos habitual, está a pautar o ambiente … vamos entrar e ouvir a conferência e já voltamos aqui para dar conta do que aqui se vai passar … volte também e fique a saber tudo com este nosso Experimenta Design 2011 em Directo! Até já …


Chegou finalmente o primeiro dia da semana inaugural da Experimenta Design 2011, e nós no … And This is Reality já iniciámos a nossa (e vossa) cobertura em directo e em exclusivo para a blogosfera nacional.

Para esta missão não podíamos despender de uma companhia essencial: o Samsung Notebook Series 9!

Este Samsung é mesmo um must-have na nossa cobertura, já que a sua incrível leveza é perfeita para estas voltas pelos vários sítios por onde passaremos hoje, amanhã, sexta sábado e domingo, e a sua rapidez fará com que todos os conteúdos estejam à disposição dos nossos leitores o mais em tempo real possível!

Temos tido uma experiência com este notebook que nos tem convencido ... e que temos a certeza que convence qualquer um ... para já ... concentremo-nos noutras experiências de design - a Experimenta Design 2011 em Directo!

Dentro de algumas horas (mais propriamente por volta das 16.00) estaremos de volta com mais novidades ...

0 Reality Comments: